O cabelo é uma das caraterísticas que mais se reflete na nossa autoestima e confiança. Dessa forma, acreditamos em alguns mitos sobre cuidados capilares que podem afetar a saúde do cabelo. Muitos deles passados de geração em geração e outros tantos criados pela indústria da beleza.
Vamos, então, explorar alguns dos mitos sobre o cabelo e desmistificá-los para manter o cabelo saudável.
Cortar o cabelo regularmente para crescer mais rápido
Não importa a fase da lua, cortar o cabelo não faz com que este cresça mais rápido. O fio de cabelo cresce, cerca de 1cm por mês, a partir da raiz. Mesmo que corte as pontas, o processo de crescimento ocorre no couro cabeludo. Inclusive, quando cortamos as pontas que estão muito danificadas, o cabelo fica apenas com um aspeto mais saudável.
Arrancar cabelo brancos faz crescer mais
Se já teve medo de arrancar um cabelo branco, porque depois irão aparecer mais dois ou três. Não se preocupe, porque arrancar um cabelo branco influencia o crescimento dos fios. Na verdade, quando arranca um cabelo branco apenas está a danificar a estrutura do folículo.
Deve-se trocar de champô frequentemente para fazer efeito
A convicção que nos leva a comprar um novo champô, porque o que está a usar já não está a fazer efeito, não é verdade. De facto, o couro cabeludo não se habitua ao champô. Quando começa a ter a impressão de que o champô já não funciona, não é porque o seu cabelo se habituou ao produto, mas sim porque o produto completou a ação para que estava destinado.
Lavar o cabelo todos os dias faz mal
Não é verdade! Dependendo do tipo de cabelo, cada pessoa tem necessidades diferentes e não existe um número certo de lavagens do cabelo. Inclusive, lavar o cabelo com frequência não acelera a queda. A lavagem do cabelo deve ser feita com os produtos certos e juntamente com uma massagem do couro cabeludo pode ajudar a devolver um aspeto saudável ao seu cabelo.
O champô só funciona se fizer espuma
Muitas pessoas acreditam que um champô é mais eficaz na eliminação das impurezas se ao emulsionar produzir espuma. Não é verdade, de todo! O champô não precisa de fazer espuma, desde que contenha os ingredientes certos para as necessidades do seu cabelo e que seja adequado para o seu tipo de cabelo.
Cabelo com caspa é sinónimo de cabelo sujo
Ter um cabelo com caspa não significa que não exista uma rotina de higiene capilar. Na verdade, a caspa pode ser causada por diversos fatores (hormonas, genética, stress) que não estão relacionados com a lavagem do cabelo. Contudo, uma esfoliação do couro cabeludo pode ajudar a preparar melhor o cabelo para uma rotina de cuidados anticaspa.
Cabelos finos não precisam de condicionador
Apesar de ter cabelos finos, não deve descuidar no uso do condicionador, pois os fios finos de cabelo precisam igualmente de hidratação. Dessa forma, é importante escolher os produtos certos para o seu cabelo fino para devolver a hidratação e resistência ao seu cabelo.
Faz mal secar o cabelo com o secador
“É melhor deixar secar o cabelo ao ar, porque o secador faz mal!” Não é verdade! Secar o cabelo com o secador não causa danos no cabelo, desde que utilize protetores térmicos e uma temperatura adequada para o couro cabeludo. Contudo, quer para uma secagem ao natural ou com o secador, deve retirar bem o excedente de água do seu cabelo.